CURSO FERRO-CIMENTO : captação d´água de chuva



O curso de captação d´água de chuva com a cisterna de ferro-cimento foi um sucesso! Em quatro dias 15 alunos realizaram uma grande parte da construção da cisterna de 15.000 litros. O custo do material desta cisterna foi de 1100,- R$. A técnica pode ser usada também para fazer saunas ou ocas ou paredes redondas.

A captação de água da chuva é uma prática muito difundida em países como a Austrália e a Alemanha, onde novos sistemas vêm sendo desenvolvidos, permitindo a captação de água de boa qualidade de maneira simples e bastante efetiva em termos de custo-benefício. A utilização de água de chuva traz várias vantagens.

A cisterna de ferro-cimento apresenta um processo relativamente simples e de fácil construção, possibilitando que as pessoas (mesmo aquelas que não praticam a construção civil), possam aprender a técnica e reaplicá-la em sua comunidade, tornando-se uma forma popular de captação da água da chuva. Trata-se de construção de baixo custo, com alta qualidade e durabilidade e pode ser adequada às condições e necessidades de cada família.

Mais informaçoes sobre captaçao de água de chuva:
http://www.escoladavida.eng.br/meio%20ambiente/agua.html